Profª. Noêmia
Como todo ano nós da E.M. Professora Ignez Martins, utilizamos o jornal “A Tribuna” na sala de aula. Uma reportagem que os alunos adoraram foi a “Espécie rara de cobra põe ilha a
4ª Série B
Prof.ª Edilza
Os alunos da 4ªB realizaram umas atividades sobre o meio ambiente, destacando a influência do homem na natureza; a destruição dos ecossistemas; o desenvolvimento sustentável e a Biodiversidade do planeta. Cada grupo de alunos destacou uma notícia, para ler, argumentar e opinar. Concluímos com um texto coletivo, um cartaz com as reportagens trabalhadas e frases de impacto ecológico, produzido pelos alunos.
Profª. Janete
Realizei a leitura em voz alta para os alunos, conversamos sobre a reportagem cujo assunto era o aniversário de Itanhaém.Ressaltamos alguns pontos turísticos existentes em nossa cidade, foi interessante, pois deu para perceber que mesmo sendo moradores já algum tempo, alguns alunos ainda não conheciam todos os pontos turísticos. Finalizamos a atividade com a ilustração dos pontos turísticos de nossa cidade.
4º Ano B
Prof.ª Claudinéia
Os alunos tiveram a oportunidade de ler e escolher as notícias; após a leitura e análise, fizeram um comentário sobre a notícia que escolheram. Em seguida compartilharam com o grupo e fixamos no painel.
3º Ano A
Prof.ª Maria Isabel
A reportagem original foi da Unisanta que recebeu dentre outros, o campeão olímpico e mundial César Cielo Filho. A disputa era do Troféu Maria Lenk de Natação. (sábado, 1 de maio de 2010).
Observação e escolha de uma reportagem pela professora;
Separação da notícia e foto;
Divisão da turma em grupos de 4 alunos;
Apresentação e apreciação da foto pelos componentes dos grupos;
Identificação do personagem da reportagem
Hipóteses levantadas pelos alunos sobre a matéria jornalística escrita;
Debates de possíveis reportagens;
Elaboração da reportagem
Criação da manchete:
Leitura da reportagem original para confronto das produções.
3º Ano B
Prof.ª Méri
Desta vez o trabalho foi de surpreender a mim, pois me programei para fazer uma coisa e na hora acabamos fazendo outra.
Distribui vários jornais entre duplas (com datas variadas) e os deixei a vontade para olharem. De repente um aluno comentou que tinha uma notícia sobre a Dengue
Recortamos as notícias e mandei uma pesquisa para casa sobre atitudes que devemos ter para evitar a propagação da Dengue e montamos fichas para expor no painel e folhetos para levarem para a família.
Foi bem legal, dinâmico e eficaz, melhor do que eu esperava!
2º Ano A
Prof.ª Gláucia
Na minha sala do 2º ano A iniciamos o trabalho com jornal observando suas características, analisando notícias e coletivamente escrevendo soluções as notícias.
Depois foram escolhidos algumas manchetes, que realizamos sua interpretação, e cada aluno fez sua ilustração
2º Ano B
Prof.ª Viviani
Primeiramente em uma conversa informal fiz um levantamento prévio dos assuntos que estavam acontecendo em nossa cidade, país ou no mundo, e a maioria dos alunos citou a Copa do mundo. Depois ofereci o trabalho com o jornal, sugerindo uma reportagem que fosse sobre o tema citado. Em grupo pesquisamos e escolhemos a reportagem “Na copa Bandeira estará nas mãos de itanhaense”.
Foi feita a leitura compartilhada pela professora mais de uma vez, explicações e comentários. Cada aluno fez a ilustração e escreveu o que achou sobre a emoção que o garoto deve estar sentindo. Com as atividades desenvolvidas foi feito um painel que ficou exposto no pátio da escola para que outros alunos pudessem compartilhar da reportagem e do trabalho.
1º Ano A
Prof.ª Adriana
Escolhemos uma reportagem sobre a Copa do Mundo. O tema está em evidência e por esse motivo chama a atenção de todos, inclusive das crianças.
Li a reportagem que falam dos acessórios que os brasileiros compram para se caracterizar para os dias de jogos
do Brasil.
Virou uma febre nacional, em todo o comércio só da o verde e o amarelo do brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário